Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Deus é incomparável – Estudo bíblico

Não há nada que se compare ao nosso Deus! Por mais que se tente mensurar a grandeza e excelência do Senhor, é impossível termos a percepção completa de quem é Ele. Por mais que tentemos descrevê-lo, tudo sempre será muito menor do que de fato Deus pode, faz e é!

Homem pensativo - Isaías 40:18 A quem vocês compararão a Deus?

Nenhuma construção humana, descoberta ou atos de bondade podem ser equiparados ao amor e perfeição de Deus. Tudo que fazemos, por mais belo e admirável que seja não se compara a Deus…

No livro de Isaías, Deus mesmo pergunta ao Seu povo, inclinado a buscar ídolos e imagens de esculturas:

“Com quem vocês me compararão? Quem se assemelha a mim? “, pergunta o Santo.
Isaías 40:25

Ninguém. Essa é a resposta mais acertada, pois nada se compara à santidade, justiça e poder de Deus. O salmista também assim afirma:

Nenhum dos deuses é comparável a ti, Senhor, nenhum deles pode fazer o que tu fazes.
Salmos 86:8

Não há outro igual, na terra ou nos céus! Não existe outro ser, nenhum outro deus que se compara ao Senhor. Mesmo havendo atributos comunicáveis à criaturas, ou imitações baratas de ídolos e falsos deuses, Ele é o Grande “Eu Sou”, o Criador supremo.

Comparações na Bíblia

Mas por que a Bíblia mesmo faz algumas comparações ou analogias a Deus?
Isso acontece como recurso expressivo (metáforas e alegorias) e didático (figuras costumeiras) dos autores humanos, para demonstrar ou ensinar ao leitor algumas características de Deus.

É comum, nós também fazemos isso ao dizer que uma pessoa é “um doce”, por ser meiga e agradável ou dizer que outra é uma “máquina”, porque trabalha muito ou é esforçada. Isso não quer dizer que a pessoa seja literalmente um docinho ou um equipamento de trabalho, mas faz alusão a qualidades próprias daquelas pessoas.

Veja alguns exemplos de comparação (ou metáforas) relativas a Deus, na Bíblia:

  • Fogo consumidor (Deuteronômio 4:24 e Hebreus 12:29)
  • Galinha que ajunta seus pintinhos (Mateus 23:37 e Lucas 13:34)
  • Torre forte, refúgio (Salmos 9:9, Salmos 46:11, Salmos 94:22, etc)
  • Rocha (2 Samuel 22:3, Salmos 62:6, Salmos 61:3 etc)
  • Pastor (Salmos 23:1, João 10:11, 1 Pedro 5:4)
  • Escudo (Salmos 84:9, Provérbios 30:5, 2 Samuel 22:31, Salmos 18:30)
  • Sol (Salmos 84:11, Isaías 60:19-20)

Além desses podem existir outras, mas essa última comparação aponta-nos para uma interessante associação:

por do sol sobre o mar- Salmos 84:11 - Deus é sol e escudo

Este salmo diz-nos que o Senhor é sol, e de fato, Ele é a Luz eterna, salvação, escudo e proteção. 

Já pensou no quão importante é o sol para a existência da vida na terra? Não somente luz, calor bem como todos os outros benefícios para os organismos da natureza, o sol é imprescindível. Através dele conseguimos enxergar, marcar ciclos e estações, orientarmo-nos no espaço, além de mantermos a nossa saúde física e mental equilibrada. Por esses e muitos outros fatores, essa estrela é fundamental para a continuidade da vida tal como conhecemos.

Semelhantemente, Deus é central no meio do seu povo, tal como o sol é no sistema solar. O Senhor é a indispensável fonte de vida para todo o universo.  Apesar disso, as comparações poéticas ou pedagógicas, não conseguem equiparar Deus a nada neste mundo.

Comparação Limitada

Mesmo essa associação interessante com o sol é tão restrita e diminuída, se considerarmos a infinita grandeza do Pai celestial. Deus é muito superior ao sol, pois foi Ele quem o fez! O Sol é apenas um ponto de referência para a nossa mente limitada considerar a grandeza e poder do Senhor. Pois, para nós não há nada visível, tão grande e poderoso, que se possa comparar a Deus.

Distorção: Adorar a criatura em vez do Criador

Infelizmente, há pessoas que buscam nos astros (na astrologia) orientação para suas vidas. Também há culturas que adoram o sol como uma espécie de divindade. Mas sabemos que este é apenas um astro criado por Deus. Atualmente já se sabe que existem sóis muito maiores que o nosso no universo. Mas foi Deus quem formou a todos os astros e estrelas, e não há nada nem ninguém maior que Ele! O Senhor é incomparavelmente maior que tudo que existe…

Deus totalmente incomparável

vista edifícil - versículo Jeremias 10: 6-7 - Não absolutamente ninguém comparável a Ti, ó Senhor

Através da Bíblia Sagrada conhecemos as qualidades e os Seus grandiosos feitos. Assim conseguimos ter um pequeno vislumbre de todo Seu poder, sabedoria e graça. Deus é o criador do sol, das outras estrelas, todas as galáxias e planetas do universo. Este é o nosso Deus! Ele é o:

Criador incomparável

Mas foi Deus quem fez a terra com o seu poder, firmou o mundo com a sua sabedoria e estendeu os céus com o seu entendimento.
Jeremias 10:12

Poder incomparável

Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos e
a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força.

Efésios 1:18-19

Deus eterno

homem pensativo - Versículo Isaías 40:28 - Será que você não sabe... o Senhor é eterno, criador de toda terra

O amor incomparável

O teu amor, Senhor, chega até os céus; a tua fidelidade até as nuvens.
Salmos 36:5

 

“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16

 

Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.
1 João 4:16

Perdoador incomparável

vista da cidade ao pôr do Sol - versículo Miqueias 7:18 - Incomparável perdoador

Jesus manifestou a Graça incomparável de Deus

Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus,
para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.
Efésios 2:6,7

Deus único, digno de glória

mulher olhando para o céu - versículo 1 Timóteo 1:17 - Ao rei eterno, ao Deus único, imortal...

Apesar de tão grande e excelente, o Senhor se importa conosco e nos ama com amor eterno. Ele se manifestou através de Jesus (Hebreus 1:3) e deseja que vivamos o Seu verdadeiro amor. Confie no soberano Senhor e busque conhecê-lo mais (João 17:3) na Sua Palavra. Ele é o incomparável Deus!

Deixe seu comentário:

ANUNCIE AQUI!

MENU

NA BIBLIA

Que mudança será operada por Deus na vida de quem crê?

Será filho de Deus – “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome” ( Jo 1:12 ; Gl 3:26 );
Gerado de Novo – “Segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição dos mortos…” ( 1Pd 1:3 ).

CURTA NOSSA SOCIAL

CURTA NO FACEBOOK